sábado, 6 de março de 2010

O boto ! mamífero lendário


O boto, figura marcante da região amazônica, principalmente pelo misticismo que o envolve, mas em termos mais científicos o boto é um mamífero, que é nativo da Amazônia e também das costas do Atlântico e Pacífico, com grande semelhança a  um golfinho. Segundo pesquisa na enciclopédia online no Wikipédia "Os botos são dos poucos únicos mamíferos dessa ordem vivendo exclusivamente em ambientes de água doce, sendo considerados por alguns zoólogos como as espécies atuais mais primitivas de golfinhos."
Deixando um pouco de lado a parte científica e falando do que mais estimula o imaginário de qualquer um, “A Lenda do Boto”. As lendas amazônicas resistiram a modernidade devido ao grande laço afetivo e tradicional em transmitir oralmente esses fatos que mesclam o fictício com fatos reais.   
“Diz uma lenda que o boto em noites de lua cheia se transforma em um homem forte, muito sedutor e vestido todo de branco para ir às festas de cidades ribeirinhas. Ao chegar ao local ele encanta todas as moças da festa, mas sem tira o chapéu que esconde seu segredo, um buraco na cabeça por onde ele respira. Seu feitiço de sedução é infalível, e assim que escolhe a moça mais bela à chama para dançar. É certo que no fim da noite ele a tomará em seus braços na beira do rio e aquela moça donzela ao final do ato de amor estar grávida do Boto. O Boto nunca volta para conhecer seu filho e deixa sempre um coração partido por onde passar.”
Vocês podem ficar imaginando de onde surgiu essa lenda, uma possível teoria seria que muito tempo atrás a Marinha do Brasil, buscando coletar dados que facilitassem a navegação "andaram por essas bandas". Os navio ficavam bem longe da beira dos rios por medida de segurança, e em dias de folga, os marinheiros podiam desembarcar em terra suas travessias eram feitas através de botes e eles tinham hora certa para retornar ao navio. Pressupõe que devido a namorar demais, os marinheiros vestidos com seus belos uniformes brancos perdiam a hora do bote e tinham que voltar a nado para o navio com medo de serem punidos. O fato é que para uma moça grávida sem ser casada, não há melhor justificativa do que apenas dizer que "Foi o Boto". 

Mas o Boto não é apenas um conquistador barato, o texto transcrito abaixo foi mostra uma das outras funções do Boto: 
"Fisioterapeuta usa boto-cor-de-rosa para tratar crianças - O contato com o mamífero, que também é chamado de boto vermelho, tem ajudado pequenos pacientes a desenvolver habilidades físicas e a se sentirem mais autoconfiantes. O trabalho é feito voluntariamente e já foi batizado de "bototerapia". (...) O principal público-alvo de Igor Simões são crianças que têm problemas sanguíneos, como leucemia e anemia falciforme. (...) O tratamento com os golfinhos já tem autorização do Ibama de Manaus. Para permitir a atividade, o órgão ambiental exigiu que os animais só fossem alimentados com peixes que já fazem parte de sua dieta, e que a quantidade de alimento não ultrapassasse 0,5% do peso do boto – o que corresponde a aproximadamente 750 gramas."

Não sei vocês, mas a cada dia tenho certeza que o Boto é encantador.


Um comentário:

  1. Olá Laura !
    Adorei ver meu trabalho divulgado em seu blog.
    Se puder coloque os créditos, assim vc ajuda na divulgação do
    trabalho do artista.
    TELA: BOTO ROSA LENDA DA AMAZÔNIA
    ARTISTA: REGIANE BASSANI

    PS: Esta tela faz parte da Exposição Itinerante A AMAZÔNIA É NOSSA.

    ResponderExcluir