domingo, 14 de fevereiro de 2010

Pororoca!!! Você já ouviu falar???


Pororoca vem do tupi "poro'roka", de "poro'rog" estrondar, ou "forte barulho da natureza" esse estrondo é produzido por esse fenômeno da natureza onde ocorre o encontro das correntes fluviais com águas oceânicas. A pororoca acontece todos os dias, mas em alguns períodos do ano é mais fortes, sofrendo grande influência das fases da lua (Cheia e Nova).
Pesquisando no wikipedia a definição de Pororoca é: "Elevação repentina de grandes massas de água junto a foz de grandes rios como o Amazonas;provocadas pelo encontro de marés ou de correntes contrárias. Atinge a altura de 3 a 6m".
Definição bem bonita, mas há curiosidades que não estão em definições sobre a Pororoca, por exemplo,vocês sabiam que uma onda da pororoca pode ter até 5h de duração? e até 30km/h?? que arrasta tudo que estiver pela frente?? que quando corajosos vêm surfar na pororoca correm o risco de ser mordido por um jacaré ao cair na água? A Pororoca é poderosa e marcante não acham???.
No site da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Pará(http://www.seel.pa.gov.br) divulga que: "o Pará passou a ser conhecido como berço de um dos esportes mais radicais do mundo. O município de São Domingos do Capim, a 130 quilômetros de Belém, é o palco de um dos fenômenos raros da natureza: a Pororoca, onde surfistas locais e de outros estados do país entram em cena para "pegar onda". O evento se convencionou a chamar "Surf na Pororoca" (...) Em 1999, foi realizada a primeira competição oficial de Surf na Pororoca, em São Domingos do Capim. Na ocasião, surfistas de várias partes do país se aventuraram nas violentas ondas do Rio Guamá e Rio Capim. Entre eles, o carioca Ricardo Tatuí, campeão brasileiro de surf em 90 e 94 e primeiro campeão do Surf na Pororoca."


O fenômeno manifesta-se, no Brasil, na foz do rio Amazonas e afluentes do litoral paraense e amapaense (rio Araguari, rio Maiacaré, rio Guamá, rio Capim, rio Moju), e na foz do rio Mearim, no Maranhão. Esse choque das águas derruba árvores de grande porte e modifica o leito dos rios.
Embora a pororoca amazônica seja a mais importante do mundo, ela também ocorre em outras regiões do planeta como, por exemplo, nos rios Sena (França), Iang-Tsé (China), Colorado (Estados Unidos) e Tamisa (Inglaterra).
Mais uma curiosidade, a Pororoca é internacional, não apenas made in Pará.

Essa é apenas mais uma das maravilhas do meu Pará

Um comentário:

  1. Laura,
    Fui atrás da pororoca durante o carnaval, mas não rolou (publicarei algo sobre isso em breve).
    A expectativa é de que as próximas luas cheias proporcionem boas ondas.

    Abraço

    ResponderExcluir