domingo, 31 de janeiro de 2010

Tacacá é uma tradição!

Quem que tenha nascido e criado nessa terra quente nunca provou um tacacá?

Fonte: Internet

O Tacacá é um prato onde a mandioca brava é a sua base. Da mandioca é extraído um caldo fino de cor amarelada chamado tucupi, colocado sobre goma(também retirado da mandioca) e para finalizar camarão e jambu(bastante conhecido por provocar trimilique ou dormência nos lábios). O grande segredo do tacacá é ser servido muito mas muito quente, em cuias temperado com sal e, se preferir, com aquela pimenta.
Sua origem é dos indígenas, segundo Câmara Cascudo, deriva de um tipo de sopa indígena denominada mani poi.
O que mais me espanta no tacacá é que se trata de um alimento cheio de paradoxos afinal estou escrevendo de um líquido tão fino que parece um suco, mas que é um caldo que a gente come, e que mesmo pelando de quente e sendo tradicionalmente é consumido durante as horas mais quentes do dia é extremamente refrescante. Quando paro para pensar que essa receita veio dos indígenas passou por algumas modificações até se tornar uma das principais características da cultura do Norte do país, vejo que a tradição é um dos pontos mais marcantes da nossa cultura.
Tratando-se de turismo cultural, hoje o tacacá é servido em ambientes mais sofisticados como restaurantes docerias e lanchonetes, visando receber nossos visitantes com tudo que há de bom em termos de cultura e gastronomia, mas o tradicional e mais gostoso é tomar aquela bela cuida de Tacacá na barraquinha da esquina servido pelas figuras marcantes das Tacacazeiras. Senhoras muito simpáticas de preferência vestidas como uma verdadeira cabocla paraense.

Fonte: internet - Antonieta Santos Feio, 1937, óleo sobre tela, 94,6 x 118,2cm, Acervo do Museu de Arte de Belém @MABE


As barraquinhas das Tacacazeiras são organizadas de forma a cada um dos ingredientes fique em recipientes próprio sendo mantidos quentes para que seja montada a cuia de tacacá na hora. Os ingredientes utilizados para esta iguaria são encontrados principalmente no Ver-o-Peso, mas é comum ser encontrado em supermercados. O importante é que essa tradição não acabe.


Fonte: Internet

Fonte: Internet

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Você já sabe o que vai fazer nesse carnaval??? já sei, você vai para Vigia, Salinas ou qualquer outro lugar que esteja em festa?? ou melhor ainda você é daquele que que não pode ver uma festa que "já cai matando"? então para quem for ficar na cidade ou para aquela pessoa que só quer mais um motivo para sair pulando nesse carnaval aqui vai uma boa sugestão:


Vai acontecer no dia 13 de fevereiro (sábado), com saída na Estação das Docas as 21h, passeio com música ao vivo com duração de 3h . Boa comida e belos dançarinos!! te garanto que essa eu não vou perder.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Belemtur oferece curso de Recepção Hoteleira

A Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Pa) e Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), irá oferecer um curso básico de Recepção Hoteleira, no período de 1º a 05 de fevereiro, das 18 às 22h, no Centro de Especialização e Capacitação Profissional (Cecap). Ao todo, a formação destinada a profissionais, estudantes de turismo ou de ensino médio, disponibiliza 40 vagas.

O objetivo principal é qualificar ou reciclar profissionais para atendimento na rede hoteleira. O diretor de Turismo da Belemtur, Álvaro do Espírito Santo, explica que a parceria visa garantir a formação de novos profissionais qualificados para o mercado. “Existe uma demanda de 19 hotéis em processo de construção ou com projeto pronto na cidade. Quando estiverem todos construídos, vão gerar uma demanda de pelo menos 1600 postos de trabalho, e, para isso, não existe mão-de-obra suficiente para atender essas demandas. Se não houver a formação de novos profissionais, os hotéis vão em buscas dos profissionais que já estão inseridos no mercado e com isso, haverá uma descompensação na rede hoteleira”, conclui.

Durante o treinamento, haverá uma explanação teórica sobre as tendências da rede hoteleira contemporânea e uma percepção de trabalho, mostrando o cotidiano nas recepções dos melhores hotéis do mundo. Na parte prática, os alunos aprenderão sobre check in e check out, além de técnicas para abordagens de hóspedes. O curso será ministrado pela gerente de vendas do Crowne Plaza Hotel, Ariane Mathne, com a participação de outros profissionais do ramo hoteleiro.

Serviço - Estudantes ou profissionais que estiverem interessados em participar do curso podem procurar a sede da Belemtur, na Av. Governador José Malcher, nº 257 (Memorial dos Povos), ou ligar para os telefones: 3283-4850 / 3283-4853. O valor do investimento é de R$ 60,00 para estudantes e R$ 80,00 para profissionais. Ao final do curso será emitido um certificado pela Belemtur e demais instituições parceiras.


http://www.belem.pa.gov.br/portal/new/index.php?option=com_content&view=article&id=7842:belemtur-oferece-curso-de-recepcao-hoteleira&catid=58:notiscias&Itemid=71

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Reabre Museu do Círio.

Nossa demonstração de fé mais conhecida é o Círio, que acontece aqui em Belém e em outros municípios, e é com este pensamento que o Museu do Círio reabre nesta sexta-feira dia 15, às 17h. Durante a reabertura será apresentada a nova exposição permanente do espaço, mostrando todos os momentos marcantes e históricos do Círio e de seus elementos iconográficos. Entre os pontos que se destacam nessa reabertura é o horário de visitação, a nova iluminação, um novo sistema informatizado, assim como, mídias eletrônicas, fotografias mostrando o hoje e valorizando o passado.
Para quem não conhece o Museu do Círio fica no casario da Rua Padre Champagnat s/n-Cidade Velha, tel.:(91) 4009-8846.

Isso que é o Espaço Belém!!!


Navegando em um dos blogs mas ecléticos que já visitei, li um texto que mostra exatamente o que procuro para estar no Espaço Belém, que é o carinho por cantinhos especiais da nossa região. Nesse texto relata a maravilha de um dos balneários de Mosqueiro, uma ilha que fica aproximadamente à 75 km de distância da capital Belém. A Baía do sol pode ser apresentada assim: "Sabe aquele lugar que você conhece de trás pra frente e de olhos fechados? Sabe aquele lugar que você vai desde que nasceu, que você já tem muita história pra contar ? Aquele lugar que seus avós frequentavam, que seus pais vão sempre e que provalvelmente seus filhos irão também. Aquele lugar que você conhece todas as pessoas, todos os cantinhos... Aquele lugar que de tanto você ir, chega uma hora que enjoa, mas se passar muito tempo sem aparecer por lá, começa a bater a saudade. Ahhh eu acho que todo mundo tem um lugarzinho assim, e o meu é a Baía... não a Bahia com ‘’H’’ mas a Baía do Sol. O nome do lugar já é motivo de piada, as pessoas perguntam: onde vai ser as férias? Eu digo: é na baía! Nossa na Bahia !! Salvador elas pensam, eu morre de rir... é tão engraçado... não tenho culpa se elas desconhecem a minha baíazinha que é tão graciosa, mas com bem menos - ou melhor, nenhum incentivo governamental -infelizmente. Um lugar que todo mundo tem apelidos, os mais engraçados possíveis, que todo mundo rir por nada, e levam a vida brincando. Afinal não tem nada para se preocupar naquele lugar é só olhar para a imensidão de água, pegar um vento na Praia Grande e não pensar em mais nada." Raissa Lennon - http://promessasdeumanobom.blogspot.com/2010_01_01_archive.html